Honestidade/versus falsidade

Iniciado por Morticiadanns, Maio 23, 2016, 02:31:50

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 8 Visitantes estão a ver este tópico.

Morticiadanns

O que é para ti a honestidade?

E o que é para ti a falsidade?

Aguardo a resposta da pessoa certa .

"A vida pode até te derrubar, mas é você quem escolhe a hora de se levantar."

Mestre Cruz

Para mim uma pessoa honesta é aquela que consegue em primeiro lugar ser honesta com ela mesmo.
Falsidade é aquela que se tenta enganar a ela própria com aquilo que ela não é.

Depois destes 2 passos que para mim são a base, vem a honestidade e falsidade com o próximo.

smaiza

Honestidade é a capacidade que poucos têm, de se expressar e agir ,conforme os valores que lhe foram incutidos (moral, educação, civismo, integridade...),  mesmo que se isso lhe traga consequências desagradáveis, e sem prejuízo a terceiros.

Falsidade, é exactamente o contrário. É agir ou falar, para servir os próprios interesses. Sem que com isso se leve em consideração eventuais prejuizos que se possam causar aos demais.
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
(Confúcio)

strong

Uma é a oposta da outra.

Vejo-me nas palavras do Mestre e da samaiza também. Apesar de a maioria achar que uma é o estado de mentir, enganar... e a outra é o estado de ser verdadeiro e puro (em relação a tudo).

Mas se alguém disser uma mentira e depois arrepender-se dizendo a verdade, vai ser considerado o quê? Falsidade ou honestidade?!
"When you gonna wake up and fight for yourself?"

smaiza

Citação de: strong em Maio 23, 2016, 02:56:12

Mas se alguém disser uma mentira e depois arrepender-se dizendo a verdade, vai ser considerado o quê? Falsidade ou honestidade?!

Na minha opinião, é uma questão de honestidade/carácter. Errar é humano, mas assumir o erro, é carácter!  ;)
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
(Confúcio)

RicardodeMatos

Como se poderá identificar uma pessoa que é honesta para certos assuntos e falsa para outros assuntos?
Bipolar?

smaiza

Citação de: RicardodeMatos em Maio 23, 2016, 03:03:36
Como se poderá identificar uma pessoa que é honesta para certos assuntos e falsa para outros assuntos?
Bipolar?

Eu diria que é uma pessoa pouco confiàvel. Ou é honesta em todos os "assuntos", ou honesta em alguns não existe. Assim sendo, faz "dela" uma pessoa falsa, porque age/responde, consoante o que lhe é conveniente.
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
(Confúcio)

strong

Citação de: RicardodeMatos em Maio 23, 2016, 03:03:36
Como se poderá identificar uma pessoa que é honesta para certos assuntos e falsa para outros assuntos?
Bipolar?

Conheço pessoas assim e não é nada fácil lidar com elas. "Comem-me" a cabeça toda para as tentar decifrar e temos de ter bastante cuidado com aquilo que  partilhamos.

"When you gonna wake up and fight for yourself?"

RicardodeMatos

smaiza eu tenho outra ideia sobre esse assunto.

Vou dar um exemplo, tenho um colega que é um tipo bastante porreiro, sempre cumpriu com a sua palavra e cumpre aquilo que promete, porém, ele com as mulheres é falso nos sentimentos que sente por elas.

Anark

Concordo com a smaiza.
E costumo dizer que nas costas dos outros vejo as minhas.

Uma pessoa honesta é honesta sempre. Mesmo que isso magoe alguém.
Uma pessoa falsa é alguém que olha apenas para o seu umbigo, para satisfazer o seu ego e as suas vontades.

"Eu vou dizer X porque quero que aconteça A"

Já lidei com pessoas bipolares. Não significa que sejam más pessoas.
A falsidade está quase sempre relacionada com a malícia. Quem é falso fá-lo por maldade.
"Love all, trust few, do wrong to none...."

Blue Star

Partilho da maior parte das opiniões, mas em relação à falsidade acho que todos nós já fomos falsos com alguém.
Quantas vezes tens que sorrir para alguém que não gostas, por exemplo aqueles familiares que tens que aturar uma vez por ano. Aquela pessoa que sabes que é má, mas  para não criar mau ambiente, e para o bem de todos, tens que ser "simpática" e cordial. Isso para mim é ser falso...logo acho que também sou falsa.
Mas sou honesta!  ;)

smaiza

Citação de: RicardodeMatos em Maio 23, 2016, 03:16:45
smaiza eu tenho outra ideia sobre esse assunto.

Vou dar um exemplo, tenho um colega que é um tipo bastante porreiro, sempre cumpriu com a sua palavra e cumpre aquilo que promete, porém, ele com as mulheres é falso nos sentimentos que sente por elas.


Ricardo, faço das palavras da Anark, as minhas. É nas costas dos outros, que vejo as minhas...

Ninguém é só parcialmente mau caracter. São as atitudes que definem o ser humano. Não é o estatuto social, a profissão, conta bancária... são mesmo as atitudes.
Uma pessoa que, para concretizar os seus objectivos, não tem qualquer pudor em mentir ou enganar, mesmo que seja o sexo oposto, para além de caracter duvidoso, tem também uma auto-estima muito baixa, e uma frustração enorme.
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
(Confúcio)

strong

Citação de: Blue Star em Maio 23, 2016, 03:49:34
Partilho da maior parte das opiniões, mas em relação à falsidade acho que todos nós já fomos falsos com alguém.
Quantas vezes tens que sorrir para alguém que não gostas, por exemplo aqueles familiares que tens que aturar uma vez por ano. Aquela pessoa que sabes que é má, mas  para não criar mau ambiente, e para o bem de todos, tens que ser "simpática" e cordial. Isso para mim é ser falso...logo acho que também sou falsa.
Mas sou honesta!  ;)

Concordo.

No meu caso, quando gosto de uma pessoa nota-se. Mas quando não gosto nota-se mais ainda.
Não mostro os dentes a qualquer um.
"When you gonna wake up and fight for yourself?"

Anark

Não acho que sejamos falsas quando fazemos isso.
Até porque essas coisas só acontecem maioritariamente no trabalho, e aí, pelas regras, gostemos ou não, temos de conviver.

Não é falsidade porque eu não me finjo amiga da pessoa, ou que gosto muito dela.
Sou cordial e educada. O que não significa que esteja a ser falsa. Estou a ser civilizada.

Falsa seria se me fingisse de amiga e fosse muito simpática e no fim andasse a encher a boca a respeito da pessoa ... ;)
"Love all, trust few, do wrong to none...."

smaiza

Pois então eu, quando não gosto de alguém, nem sou simpática e muito menos cordial.

Reservo-me unicamente o direito de ser educada. E se poder, de alguma forma ignorar, é precisamente aquilo que faço. ;)

Aqui, já é o meu mau feitio a falar mais alto. ;D
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
(Confúcio)