Revistar o quarto do(a) filho(a) atrás de drogas: é invasão da privacidade?

Iniciado por Mestre Cruz, Abril 05, 2016, 03:29:58

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 30 Visitantes estão a ver este tópico.

Shibui

Sim, é justificável, mas, apenas, e somente, se houver motivos sólidos que levem a desconfiar! Caso contrário, trata-se de invasão de privacidade e falta de confiança, somente.

Tinha eu os meus 13/14 anos, talvez menos, quando a minha mãe teve a brilhante ideia de ir mexer, a propósito não sei do quê, na gaveta da minha escrivaninha. Ao jantar, estávamos todos à mesa (os meus pais, eu e a minha irmã), e o meu pai também foi iluminado por uma ideia bestial...pôs-se a gozar comigo porque eu tinha uns postais do Leonardo DiCaprio (oferecidos pela minha melhor amiga). Fiquei tremendamente desconfortável e a minha mãe disse que lá tinha ido mexer, encontrou o embrulho (eu tinha embrulhado os postais numa folha A4, por vergonha que alguém visse) e, como pensou que era droga, abriu. Revoltou-me imenso a invasão da privacidade, tão importante para uma adolescente, que está a descobrir novas emoções pelo sexo oposto (ou do mesmo sexo) e a construir o seu espaço... Senti a minha intimidade completamente violada. Como não fiz a expressão facial mais feliz deste mundo, fui brindada com berros do meu pai, a perguntar se eu queria que ele rasgasse aquilo tudo. Levantei-me, disse que não era preciso, que eu própria o faria (e fiz), e fui para o quarto.
Nunca dei problemas aos meus pais, nunca tive más companhias, sempre tive boas notas, sempre fui recatada, bem-comportada, de confiança, confirmado pelos meus pais, mas este foi só mais um dos episódios que lamento que os meus pais me tenham feito passar e que condicionaram o à vontade que tenho com eles.... Portanto, muito respeito pelos vossos filhos. São pessoas e merecem todo o respeito, como tal. Existem vários meios para se chegar ao mesmo fim (não falo da situação em que há motivos mais que sólidos para se desconfiar do uso de drogas).

Índia Luna

Shibui, lamento dizer-lhe mas aquilo que lhe fizeram foi "violência psicológica e emocional"  :-\

Uma coisa é uma mãe ou pai desconfiarem de algo do seu filho e vasculharem o seu quarto, outra coisa é simplesmente violarem a sua esfera pessoal e ainda por cima "comentarem" essa violação  :-\ Talvez você fosse mesmo uma menina serena e tranquila, pois se tivesse sido comigo eu não iria reagir bem. Acho que eles se iriam arrepender de terem mexido nas minhas coisas. Não gosto de ser "apalpada" sem motivo  >:( >:(


Shibui

Para onde foi a minha resposta?  ???

Pois é, Índia Luna, tenho perfeita noção de que o que me fizeram foi errado, totalmente errado. E não tendo sido caso isolado, felizmente, não me virei para comportamentos desviantes. Pelo contrário, poderá ter sido o motivo para desenvolver a minha empatia e sensibilidade para com o sofrimento dos outros. O comportamento humano sempre me fascinou e tudo aquilo por que passei intensificou a minha paixão pela psicologia. Todos podemos errar. Não sou mãe, mas sei que será um trabalho muito exigente. Para sermos mães ou pais é importante estarmos bem resolvidos connosco próprios... Caso contrário, protagonizam-se momentos menos felizes na vida dos filhos...

Índia Luna

Citação de: Shibui em Abril 11, 2016, 10:44:31
Para onde foi a minha resposta?  ???

Pois é, Índia Luna, tenho perfeita noção de que o que me fizeram foi errado, totalmente errado. E não tendo sido caso isolado, felizmente, não me virei para comportamentos desviantes. Pelo contrário, poderá ter sido o motivo para desenvolver a minha empatia e sensibilidade para com o sofrimento dos outros. O comportamento humano sempre me fascinou e tudo aquilo por que passei intensificou a minha paixão pela psicologia. Todos podemos errar. Não sou mãe, mas sei que será um trabalho muito exigente. Para sermos mães ou pais é importante estarmos bem resolvidos connosco próprios... Caso contrário, protagonizam-se momentos menos felizes na vida dos filhos...

Ora nem mais. Eu também defendo isso, mas repare que nem todas as pessoas que são "educadas" assim, possuem uma estrutura emocional estável. Pois naturalmente que essa é sempre a melhor saída. Agradecer pelo facto de eles lhe terem ensinado, através dos erros, o melhor que sabiam... o sofrimento é que permitiu o seu desenvolvimento e evolução... graças a eles! ;)

Blue Star

Cada caso é um caso...eu só fiquei com a ideias e as prioridades definidas após ser mãe. Só aí é que fiquei bem resolvida comigo própria, percebi o que interessa e o que é perda de tempo.
Mas ainda bem que escolheste o caminho certo, fico muito feliz por ti  :)

Incertus

CitaçãoRevistar o quarto do(a) filho(a) atrás de drogas: é invasão da privacidade?

-Sim.

Citação de: Valkyrie em Abril 06, 2016, 06:14:30
Eu não concordo com esse tipo de intervenção. Eu acho que o respeito e confiança é que devem de ser conquistados.

Sempre fui apologista do diálogo, a minha mãe sempre me deixou à vontade para eu conversar com ela, o meu pai pelo contrário foi mais rígido comigo. O que aconteceu? Eu contava coisas à minha mãe, que não contava ao meu pai. O facto de eu ter a liberdade de falar de tudo com a minha mãe, bem como de fazer, não me fez ir pelos ditos maus caminhos.

É isso que eu quero tentar fazer quando tiver os meus filhos, que eles se sintam à vontade comigo para me contarem o que fazem. Mas vamos supor que não me contam e eu suspeito que se passa algo. Primeiro vou falar com eles e se não adiantar, passo para o papel de polícia mau. Não iria sair numa caça às bruxas, pois quando isso acontece os miúdos ficam ainda mais distantes e fazem as coisas às escondidas. O respeito é substituído por medo.

Por isso muito diálogo e explicar as coisas como elas são aos miúdos, pode não entrar à primeira, nem à segunda, mas eles vão lembrar-se.

nem mais...

CitaçãoA privacidade deve ser conquistada, se o jovem apresentar comportamentos suspeitos, perderá esse direito.

se existe a possibilidade de ser "perdido"... então não é um direito... é um privilégio

cada um saberá de si mas não é esse modelo de "educação" que pretendo dar aos meus filhos... antes pelo contrário... até acho que é precisamente esse modelo de educação que desencadeia o problema da "rebelião".

Valkyrie

Conheço muitos pais que usam as palavras: "Queres fazer? Fazes na rua, não vais fazer na minha casa!". Acho isto tão errado e a deixa para que muita coisa dê para o torto.

Ou os que proíbem, é um convite a que seja feito pela calada.

Agora se os pais perderem tempo a explicar as coisas como elas são, aí sim muito pode ser evitado.

"My manner of thinking, so you say, cannot be approved. Do you suppose I care? A poor fool indeed is he who adopts a manner of thinking for others!"
― Marquis de Sade

Shibui


Índia Luna

Citação de: Valkyrie em Abril 12, 2016, 12:04:22
Conheço muitos pais que usam as palavras: "Queres fazer? Fazes na rua, não vais fazer na minha casa!". Acho isto tão errado e a deixa para que muita coisa dê para o torto.

Ou os que proíbem, é um convite a que seja feito pela calada.

Agora se os pais perderem tempo a explicar as coisas como elas são, aí sim muito pode ser evitado.

Estes são os pais que me fazem rir... eu aprendi que tudo tem que ver com aquilo que lhes ensinamos desde crianças... a infância tem um peso mais acentuado do que a adolescência, pois esta apenas reflete aquilo que foi semeado anteriormente :(

Para quem tem interesse nos temas da psicologia, há um grupo de investigação americano (ACE) que tem feito pesquisas fabulosas ao nível das doenças crónicas e tem mostrado uma forte correlação entre o trauma de infância e essas doenças, nomeadamente cancro, problemas cardíacos, diabetes, entre muitas outras. O que é que isto significa? Que todos nós, de alguma forma, temos assuntos emocionais "pendurados" do passado, sob a forma de violência ou abuso que radicam na infância... e que perduram (de forma transformada) até à idade adulta e condicionam terrivelmente a nossa saúde mental e física  :-\

Florbela

Este é um tema muito caro para mim, pois a minha mãe ganhou o pessimo habito de durante a minha adolescência revistar o meu quarto com frequencia (não ha procura de drogas) mas pura e simplesmente cuscar a minha vida...imaginem a minha cara quando chegava a casa com o meu quarto virado de pantanas...e ela dizer ainda que eu tinha de o arrumar...e ai de mim se eu comprasse uma revista de adolescentes (comprada com o dinheiro que me davam no aniversario, natal) era logo confiscado e ameaçava que mostrava ao meu pai. Eu nunca dei motivos para ela desconfiar da minha conduta, no entanto ela fazia estas coisas á mesma, resultado, deixei de confiar nela, e nunca mais partilhei nada da minha vida pessoal com ela. Eu reclamava com ela porque eu tinha direito á minha privacidade, se não dormia no quarto dos meus pais ja que não tinha direito á minha vida pessoal. Por isso para mim sim, é violação de privacidade e falta de respeito.

DoceLuar

Citação de: Índia Luna em Abril 11, 2016, 10:31:10
Shibui, lamento dizer-lhe mas aquilo que lhe fizeram foi "violência psicológica e emocional"  :-\

Uma coisa é uma mãe ou pai desconfiarem de algo do seu filho e vasculharem o seu quarto, outra coisa é simplesmente violarem a sua esfera pessoal e ainda por cima "comentarem" essa violação  :-\ Talvez você fosse mesmo uma menina serena e tranquila, pois se tivesse sido comigo eu não iria reagir bem. Acho que eles se iriam arrepender de terem mexido nas minhas coisas. Não gosto de ser "apalpada" sem motivo  >:( >:(

E ja somos 3 :)

Índia Luna


Florbela

Citação de: Índia Luna em Abril 12, 2016, 11:44:05
E não é que há com cada mãe mais desequilibrada?? :-\
É verdade, a minha nem gostava de me dar dinheiro para a escola,  do 5 ano ao 9 ano, raramente me dava dinheiro (dizia que era para não gastar dinheiro com goloseimas), então eu tinha desenvolvido um metodo, como era rapida e despachada criei uma especie de carteira de clientes na minha turma, ia ate a loja de goloseimas, comprava os doces que eles me encomendavam e ficava com uma parte para mim.