• Bem-vindo ao Your Souls - A sua Alma , O seu ser....

13 de maio de 1981: dois tiros atingem o Papa

Iniciado por smaiza, Maio 13, 2016, 12:50:01

Tópico anterior - Tópico seguinte

smaiza

13 de maio de 1981: dois tiros atingem o Papa

Eram 17h19min em Roma no dia 13 de maio de 1981. Em pé na parte traseira do papamóvel, João Paulo II circulava lentamente pela Praça de São Pedro. O papamóvel parou e o papa se inclinou diante de uma menina de dois anos de idade que lhe estendia as mãos. João Paulo II a levantou nos braços, lhe deu um beijo e devolveu a criança aos pais com um sorriso.

De repente, um tiro.

Uma revoada de pombas assustadas agitou os ares do Vaticano.

Mais um tiro.

João Paulo II pendeu para o lado de seu secretário particular, o cardeal Stanislaw. Do local de onde os tiros tinham partido, levantava-se um tumulto em torno a um jovem que se debatia. Era Mehmet Ali Agca, o agressor.

A primeira bala perfurou o cólon do papa, dilacerou em vários pontos o seu intestino delgado e lhe atravessou o corpo, caindo depois dentro do jipe. A segunda passou de raspão pelo cotovelo direito de João Paulo II, fraturou seu dedo indicador esquerdo e ainda feriu duas peregrinas norte-americanas.

O papamóvel arrancou em alta velocidade em direção aos Serviços de Atendimento de Emergência do Vaticano, onde o médico pessoal do papa, Dr. Renato Buzzonetti, já tinha sido chamado com urgência.

João Paulo II sangrava muito e foi levado de imediato para o Hospital Gemelli. A vida de um papa se apagava. Logo após a chegada ao hospital, o Santo Padre perdeu a consciência. Os médicos que realizaram a operação de emergência chegaram a confessar, tempos depois, que duvidavam da sobrevivência do papa devido à gravidade do ferimento e aos sérios problemas com a pressão sanguínea e com os batimentos cardíacos de João Paulo II. O Dr. Buzzonetti pediu ao cardeal Stanislaw que ministrasse ao papa a Unção dos Enfermos. Foram cinco horas extremamente tensas de operação e de espera. O mundo permanecia estarrecido. Terminada a intervenção dos médicos, chegou o aviso, ainda interno ao hospital, de que os procedimentos tinham corrido bem e de que as esperanças de recuperação tinham aumentado.

O papa só pôde voltar ao Vaticano algumas semanas depois. Complicações, no entanto, o obrigaram a retornar ao hospital. Foi só no dia 14 de agosto, véspera da Assunção de Nossa Senhora, que João Paulo II deixou definitivamente a clínica Gemelli.

13 de maio, dia de Nossa Senhora de Fátima.

15 de agosto, dia da Assunção de Nossa Senhora aos céus.

João Paulo II sobreviveu a um atentado covarde e mortal em um dia dedicado a Maria. João Paulo II voltou recuperado ao Vaticano em outro dia dedicado a Maria.

A bala que atravessou o corpo do Santo Padre foi guardada e levada pessoalmente por ele próprio ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, durante uma peregrinação de ação de graças pela proteção materna de Maria. O projétil foi incrustado na coroa de ouro da Santíssima Virgem de Fátima, na redoma de vidro da Capelinha das Aparições.

No dia 27 de dezembro de 1983, João Paulo II foi até o presídio de Rebibbia, em Roma, para se encontrar com Mehmet Ali Agca. Num cômodo simples, sentado ao lado de Agca e com a cabeça inclinada para ouvi-lo melhor, o Santo Padre se surpreendeu com uma pergunta feita pelo seu agressor:

"Por que o senhor não morreu? Eu sei que mirei certo. Eu sei que o projétil era devastador e mortal. Então por que o senhor não morreu"?

Não há registros gravados, evidentemente, da conversa particular que o papa teve com Mehmet Ali Agca naquele dia em Rebibbia. Em outra ocasião, porém, João Paulo II comentou sobre aquele impactante dia 13 de maio de 1981:

"Uma mão disparou. Mas outra mão guiou a bala".

http://pt.aleteia.org/2015/05/13/13-de-maio-de-1981-dois-tiros-atingem-o-papa/

João Paulo II foi alvejado neste dia. A sua sobrevivência, será que foi milagre?

E sabiam que, a bala que atingiu o Papa João Paulo II está no centro da coroa festiva de Nossa Senhora de Fátima. Após sofrer o atentado no Vaticano, o Papa João Paulo II entregou a bala ao Santuário de Fátima e descobriram que o orifício no centro da coroa festiva era do tamanho exato da bala e lá ela foi fixada?
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
(Confúcio)

Roswell

Bom artigo.  ;)

O atentado contra João Paulo II  ainda hoje suscita controvérsia, existindo várias teorias da conspiração, que envolvem o KGB, os Católicos Tradicionalistas ou os interesses corruptos do Vaticano...
THE TRUTH IS OUT THERE

smaiza

Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
(Confúcio)

Morticiadanns

"A vida pode até te derrubar, mas é você quem escolhe a hora de se levantar."

Céu Azul

Excelente tópico, bastante oportuno. :)

Eu não sei se tem o nome de milagre a salvação do Papa deste atentado. Por um lado, se ele tivesse que morrer naquela altura, não haveria medicina que evitasse esse acontecimento. Por outro, Deus, Maria, não sei, não quiseram que este dia tão simbólico para a Igreja ficasse manchado com uma tragédia assim. Por isso permitiram a sua salvação. Milagre? Não sei...

maryn

Por acaso sabia que a bala tinha sido mandada colocar na coroa e Nossa Senhora.

Citação de: Céu Azul em Maio 13, 2016, 02:18:07
Excelente tópico, bastante oportuno. :)

Eu não sei se tem o nome de milagre a salvação do Papa deste atentado. Por um lado, se ele tivesse que morrer naquela altura, não haveria medicina que evitasse esse acontecimento. Por outro, Deus, Maria, não sei, não quiseram que este dia tão simbólico para a Igreja ficasse manchado com uma tragédia assim. Por isso permitiram a sua salvação. Milagre? Não sei...

Se calhar, para que a fé dos Homens fosse posta à prova...
A verdade anda aí fora

Victoria

Bom tópico

Penso que o Papa não morreu naquele dia, para chamar a atenção dos católicos para o dia de Nossa Senhora, para que a devoção se mantenha.
O homem que tentou  matá-lo, converteu-se e conversou algumas vezes com o Papa.

Céu Azul

Incertus

Este tipo de "truques"... funciona sempre... e trás sempre bons resultados financeiros para quem os perpetua...

mas o que acho mais graça é ao facto de existir uma MUNIÇÂO na coroa de uma Santa...  ::) ...tem tudo a ver...

Citação de: Morticiadanns em Maio 13, 2016, 02:11:30
Porque é que tudo agora se resume a conspirações???

CitaçãoConspiração (crime): associação criminosa com o intuito de lesar outros.
Conspiração (política): entendimento secreto entre várias pessoas, visando promover a desestabilização ou a queda de um poder estabelecido.

CitaçãoO crime de associação criminosa inclui-se na categoria de crimes contra a ordem e tranquilidade pública.

Uma associação criminosa traduz-se numa organização, grupo ou associação cuja finalidade ou actividade seja dirigida à prática de vários crimes. Ou seja, quem promover, fundar grupo, organização ou associação cuja finalidade ou actividade seja dirigida à prática de um ou mais crimes é punido com pena de prisão que pode ir de um a cinco anos.
No que se refere à conspiração, esta traduz-se numa combinação entre duas ou mais pessoas com o objectivo de lesar um terceiro. A lei penal portuguesa não tipificou o crime de conspiração, no entanto o crime de associação criminosa é o que mais se lhe assemelha.

Vide artigo 299.º do Código Penal, tendo o n.º 1 sido alterado pelo artigo 1.º da Lei n.º 59/2007, de 4 de Setembro (vigésima terceira alteração ao Código Penal, aprovado pelo DL. n.º 400/82, de 23 de Setembro. (C.P.)

taniadias88

Um bom artigo sobre a morte do Papa João Paulo II. A sua morte nos dias de hoje ainda levanta inúmeras questões e muita controvérsia.