• Bem-vindo ao Your Souls - A sua Alma , O seu ser....

Obsessão Religiosa

Iniciado por Mestre Cruz, Maio 12, 2016, 01:54:09

Tópico anterior - Tópico seguinte

Mestre Cruz

A obsessão religiosa tem as suas fontes, suas origens na infância dos seres, quando eles começam a sentir-se deslumbrados diante dos quadros que lhes pintam do céu, do inferno, do pai celestial e da corte dos anjos, arcanjos e querubins.
O que mais os impressiona, sobretudo, são as narrativas dos milagres, das recompensas e dos castigos divinos.

Não é preciso possuir muita imaginação para compreender o que essas fantasias representam no delicado período da formação da personalidade e do caráter do ser humano, e de como elas contribuem para embotar-lhe o raciocínio e dificultar ou tornar impossível a sua expansão no amplo terreno da espiritualidade.

Dentre os mais graves erros das religiões, ocupa lugar de destacado relevo o perdão para as faltas e, até mesmo, para os crimes cometidos por seus adeptos.

A absolvição dos pecados satisfaz ao rebanho, produzindo grande alívio na consciência deste. A alma fica supostamente livre da culpa.

Com essa impunidade que a absolvição lhe assegura, não hesita em cometer novas faltas, novos erros, novos crimes, dos quais sabe que receberá a absolvição quando lhe for dada a extrema-unção, no momento final.

Resgatam-se as dívidas morais com as confissões, como as mercantis com o dinheiro. E o bom pagador tem sempre aberto o crédito para novas operações.
É comum atribuir-se a deus, cujos desígnios afirmam ser impenetráveis, a responsabilidade de grande parte das coisas que acontecem na Terra.

Dessa maneira, se desencarna uma pessoa da família, foi deus quem a levou. Se acontece um desastre, deus assim o quis. Se alguém escapa de ficar sob as rodas de um automóvel, a deus passa a ser creditado o salvamento da quase vítima.

A individualidade fica sempre subordinada à ação de uma terceira entidade, e essa subordinação exerce esmagadora influência negativa sobre o espírito humano.

Por aí se vê quanto as religiões são incapazes de transmitir aos seus adeptos a verdadeira noção da vida espiritual, pela completa ignorância em que se mantêm com relação à existência da vida fora da matéria.

Victoria

Dizem alguns entendidos que o fanatismo religioso se prende com o chacra da raiz bloqueado. Será?

Depois de pecar e de ser perdoado, o indivíduo acha que pode pecar mais, pois já foi absolvido. Faz parte de ser humano. Pessoalmente acho que Deus perdoa porque é magnânimo mas a pessoa vai ter de prestar contas de tudo o que tiver feito.

maryn

Citação de: Aurora em Maio 12, 2016, 03:10:29
Dizem alguns entendidos que o fanatismo religioso se prende com o chacra da raiz bloqueado. Será?

Depois de pecar e de ser perdoado, o indivíduo acha que pode pecar mais, pois já foi absolvido. Faz parte de ser humano. Pessoalmente acho que Deus perdoa porque é magnânimo mas a pessoa vai ter de prestar contas de tudo o que tiver feito.

Será? vou só me basear nas leituras da biblia, mas o prisioneiro que foi cruxificado com Jesus disse "lembra-Te de mim quand chegar o Teu reino" e Jesus respondeu "Em verdade te digo, estarás Comigo hoje no paraíso"

portanto creio que quem realmente estiver arrependido, os pecados são perdoados
A verdade anda aí fora

Incertus

Concordo com tudo o que o Mestre diz...

e é por essas e por outras que se o meu filho quiser ser baptizado, ou pretender pertencer a uma religião... vai ter que escolher fazê-lo... porque se for eu a levá-lo lá, isso NUNCA vai acontecer...

mas quando ele me pergunta... gosto de falar com ele sobre Jesus... e principalmente sobre os exemplos que ele nos deixou...

no entanto... o que mais tento fazer... é criar-lhe a noção de que acima de tudo ele próprio é responsável pelo que faz... e que não deve fazer aos outros aquilo que não gosta que lhe façam a ele...

o futuro... ou Deus...  ::) ...dirá qual vai ser o resultado...

Victoria

Citação de: maryn em Maio 12, 2016, 03:24:38
Citação de: Aurora em Maio 12, 2016, 03:10:29

Será? vou só me basear nas leituras da biblia, mas o prisioneiro que foi cruxificado com Jesus disse "lembra-Te de mim quand chegar o Teu reino" e Jesus respondeu "Em verdade te digo, estarás Comigo hoje no paraíso"

portanto creio que quem realmente estiver arrependido, os pecados são perdoados

Tens razão, mas e se a pessoa reincidir no "pecado" vezes sem conta? Deus perdoa, mas a pessoa tem de ter discernimento e decisão para não "pecar" de novo. Errar todos nós erramos, mas errar sistematicamente, com consciência e não se arrepender, é diferente. Deus perdoar, não nos dá o direito de errar continuamente.

Incertus

CitaçãoDeus perdoar, não nos dá o direito de errar continuamente.

aqui é que a porca torce o rabo... quem geralmente perdoa não é Deus... mas o padre...  ;)

maryn

Citação de: Incertus em Maio 13, 2016, 04:05:28

aqui é que a porca torce o rabo... quem geralmente perdoa não é Deus... mas o padre...  ;)

nope, o padre pede interseção a Deus pelo nosso perdão
A verdade anda aí fora

Incertus

quer dizer...  não chega mentir-lhe na cara... ainda a convence que que consegue falar directamente com Deus...  ::) tá certo...

onetruth

Citação de: maryn em Maio 13, 2016, 04:12:43

Não precisamos de intermediários.
O livre arbítrio dá-nos carta branca para fazermos o que nos apetece, bem ou mal.
Claro que depois teremos as consequências.

Faz algum sentido dar livre arbítrio e depois termos de pedir perdão ao divino por aquilo que fizemos? Ele deixou. E mais cedo ou mais tarde vamos perceber o que é melhor para nós.
Porque apesar de tantas crenças, opiniões e perspectivas, a verdade é só uma...
Pode ser extensa e complexa, mas é só uma...

miskinhas

Citação de: onetruth em Maio 13, 2016, 04:44:13
Citação de: maryn em Maio 13, 2016, 04:12:43

Não precisamos de intermediários.
O livre arbítrio dá-nos carta branca para fazermos o que nos apetece, bem ou mal.
Claro que depois teremos as consequências.

Faz algum sentido dar livre arbítrio e depois termos de pedir perdão ao divino por aquilo que fizemos? Ele deixou. E mais cedo ou mais tarde vamos perceber o que é melhor para nós.

"Em Tiago 5, 16, Deus, por meio da Bíblia, nos diz: "Confessai mutuamente vossos pecados".

Em Mateus 9, 6, Jesus nos diz que lhe foi dada autoridade na terra para perdoar os pecados. E a Bíblia continua dizendo-nos, no versículo 8, que esta autoridade foi dada aos "homens", no plural.

Em João 20, 21-23, qual é a primeira coisa que Jesus diz aos seus discípulos reunidos na noite da sua ressurreição? "Como o Pai me enviou, eu vos envio". E como o Pai enviou Jesus? Bem, em Mateus 9, vimos que o Pai enviou Jesus com autoridade na terra para perdoar pecados." http://pt.aleteia.org/2015/06/01/por-que-confessar-os-pecados-a-um-padre-e-nao-diretamente-a-deus/

Incertus

Nesse caso... qualquer pessoa que confesse os seus pecados a QUALQUER outra pessoa... desde que se arrependa... está automaticamente perdoada por Deus...  ;)

o que reforça a minha "teoria" de que os padres são uns mentirosos e uns charlatães que têm como único objectivo aliviar os bolsos do "rebanho" a favor deles...

miskinhas

Citação de: Incertus em Maio 13, 2016, 06:24:46
Nesse caso... qualquer pessoa que confesse os seus pecados a QUALQUER outra pessoa... desde que se arrependa... está automaticamente perdoada por Deus...  ;)

o que reforça a minha "teoria" de que os padres são uns mentirosos e uns charlatães que têm como único objectivo aliviar os bolsos do "rebanho" a favor deles...

"Em João 20, 21-23, qual é a primeira coisa que Jesus diz aos seus discípulos reunidos na noite da sua ressurreição? "Como o Pai me enviou, eu vos envio". E como o Pai enviou Jesus? Bem, em Mateus 9, vimos que o Pai enviou Jesus com autoridade na terra para perdoar pecados." Aos discípulos, que formaram as bases do atual sacerdócio.
Para ser mais clara ( :p ), João 20, 22-23: "Depois dessas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos" (aos discípulos).

Incertus

miskinhas

Citação de: Incertus em Maio 13, 2016, 06:31:57

Acho que não podes repetir mensagens...

Incertus

então... mas foi a amiga quem começou...  ;D

você disse-me exactamente a mesma coisa por outras palavras... eu apenas disse a mesma coisa pelas mesmas palavras...  ::)

diga-me então...

Se você me ofender... eu a perdoar... e o padre não a perdoar... Por quem é que Deus vai?

por mim... ou pelo padre?  ::)