Verdades e Mentiras

Iniciado por Incertus, Maio 11, 2016, 02:16:20

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Incertus

Eu adoro Teorias... simplesmente adoro...

Adoro ler teorias... Adoro ouvir teorias... Adoro inventar teorias... Adoro debater teorias... enfim... Adoro mesmo Teorias...  ::)

E gosto assim tanto de teorias porque estão na base do Método Cientifico...  ;)

CitaçãoO método científico refere-se a um aglomerado de regras básicas dos procedimentos que produzem o conhecimento científico, quer um novo conhecimento, quer uma correção (evolução) ou um aumento na área de incidência de conhecimentos anteriormente existentes. Na maioria das disciplinas científicas consiste em juntar evidências empíricas verificáveis [Nota 1] [Ref. 1] - baseadas na observação sistemática e controlada, geralmente resultantes de experiências ou pesquisa de campo - e analisá-las com o uso da lógica. Para muitos autores o método científico nada mais é do que a lógica aplicada à ciência.

...

Primeiramente os pesquisadores definem proposições lógicas ou suposições - as hipóteses - para explicar certos fenômenos e observações, e então desenvolvem experiências ou observações a serem feitas em que testam essas hipóteses. Se confirmadas, as hipóteses podem gerar leis, e juntamente com as evidências associadas, geram as teorias científicas.
in: https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9todo_cient%C3%ADfico

No entanto todos os dias me deparo com gente que não pára de dizer disparates... Não aceita nada que não esteja de acordo com as suas crenças... e ou pura e simplesmente ignora a realidade...

Não estou com isto a dizer que eu sou imune a dizer disparates... não sou... mas sem dúvida que existem pessoas que parecem fazer disso um desporto... ou antes... a sua actividade principal...

E quando um gajo tenta chamá-los à razão ou tenta apresentar argumentos válidos e "testados" que pretendem ajudá-los a perceber as coisas de um ponto de vista... diga-mos... lógico... ainda leva uma data de burro ou tem que ouvir que cada um tem direito à sua opinião e coisa e tal...

E isso não deixa de ser verdade... cada um tem direito à sua opinião...

Mas quando a opinião de alguém vai contra a razão, contra a lógica ou principalmente contra factos estudados e ou provados por pessoas que se deram ao trabalho de os estudar... praticamente sempre significa que a opinião deles está errada... não obstante de continuarem a ter o direito a ela...

Não poucas vezes... também eu tenho opiniões contrárias à razão... à lógica e a factos estudados e encontrados por pessoas que se deram ao trabalho de os estudar... no entanto, geralmente também me dou ao trabalho de ler e pesquisar o que o método cientifico tem a mostrar sobre esses factos antes de do alto da minha arrogância começar a falar contra eles.

Na sociedade em que vivemos... acredito que devemos começar precisamente por aí antes de formar-mos uma opinião sobre qualquer que seja o assunto... "ouvir" primeiro o que o método cientifico tem para nos dizer... pois ele já provou o seu valor no que diz respeito a encontrar a verdade.

Não fosse o caso e ainda hoje andávamos a sangrar os doentes para os curar...  ::)

Então... seguindo essa linha de raciocínio... gostaria de partilhar com os interessados um link que uso praticamente todos os dias para me ajudar na minha busca pela verdade.

http://www.sciencedirect.com/

Nesta página podem encontrar artigos, livros, estudos e outros conteúdos... grande parte deles grátis... outros nem por isso...  mas TODOS, "peer-reviewed"... ou seja... aceites como VERDADES pela comunidade cientifica Internacional.

Podem ou não registar-se... mas para conseguir aceder a todos os conteúdos do site devem fazê-lo.

Como é óbvio... qualquer assunto do âmbito da Teologia, mitologia e outros do género não estão incluídos... a esse respeito cada um terá o direito de opinar da forma que mais lhe agradar... mas também a estes assuntos o método cientifico pode e DEVE ser aplicado.

Diria então que o melhor que cada um tem a fazer, será ler bastantes destes "exemplos" de modo a perceber a forma mais correcta de aplicar este sistema, assim como "treinar" a mente a pensar com lógica e racionalidade... coisa que nesta sociedade parece estar a perder terreno para o pensamento emotivo e irracional... por culpa do egoísmo e do egocentrismo... diria eu.

deixo também um link destinado a alguém que estimo muito... não por considerar que sofra dos males que referi anteriormente... mas porque até dá jeito por vários motivos... quanto mais não seja para mostrar que também se encontram nesse sitio estudos realizados por portugueses... em Portugal...

http://www.sciencedirect.com/science/journal/23414022

Gostaria ainda de chamar a atenção aos mais distraídos que neste tópico NUNCA me referi à "ciência"... mas sempre ao "método cientifico"... que são 2 coisas completamente diferentes...

Boas leituras para todos