Bem-vindo ao Your Souls - A sua Alma , O seu ser.... Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
406
Total de mensagens
23.195
Total de tópicos
3.859
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
Desconfio que a bateria do portátil esteja a sobreaquecer.

O portátil desliga-se de repente e só acontece quando só tem a bateria. E a carga da bateria está bastante acima de 0%.

Opiniões?
Porque apesar de tantas crenças, opiniões e perspectivas, a verdade é só uma...
Pode ser extensa e complexa, mas é só uma...

Incertus
quando o portátil está ligado à corrente os coolers (ventoinhas) andam mais rápido e arrefecem o pc (processador)... quando está só com bateria andam mais devagar e por isso não têm tanta capacidade de o arrefecer...

então o portátil está a aquecer até atingir a temperatura que leva o sensor a desligar tudo para não queimar...

isso acontece porque a entrada de ar está obstruída com "cotão"...  ;)

a melhor coisa a fazer será desmontar isso... limpar tudo... colocar nova massa dissipadora de calor entre o processador e o "radiador"... (só uma gotinha de massa que é para não transbordar ao apertar novamente o radiador e provocar um curto no processador... o que vai levar a um ecran negro, ou mesmo a que o pc não arranque)

Para desenrascar pode sempre "escarafunchar" a entrada de ar com um pincel e depois encostar lá a boca do aspirador para retirar a maior parte do cotão... ;) ...mas isso é uma solução provisória...

depois quero metade dos 100 euros que poupou...  :P

abraço

Boa noite onetruth

Costumas trabalhar com a bateria e o carregador, ligados ao mesmo tempo?

Citação de: RicardodeMatos em Maio 10, 2016, 11:08:36
Boa noite onetruth

Costumas trabalhar com a bateria e o carregador, ligados ao mesmo tempo?
Sim. No início não o fazia, mas no dia-a-dia acabei por manter a bateria colocada.

Incertus, obrigado pelas sugestões. Tenho algumas pistas, mas alguém por aqui poderia ver a coisa de uma forma que ainda não me tivesse ocorrido.
Já tinha pensado em abri-lo e limpar o interior. Acontece que com outro portátil levei-o a uma loja (desligava-se) e colocaram massa térmica (40€). Algum tempo depois começou a aquecer demais (usei uma aplicação e era a motherboard) e não tem cotão que se possa limpar. Por tudo isto, não tenho tido muita vontade de o levar a um técnico nem de o abrir para limpar algo que pode nem estar lá.
E quando o portátil se desliga a base não está anormalmente quente. O outro portátil é que se nota bastante quente após se desligar.

Para gastar 100€ compro outro portátil  ;D
Porque apesar de tantas crenças, opiniões e perspectivas, a verdade é só uma...
Pode ser extensa e complexa, mas é só uma...

Incertus
nunca abri um portátil que não tivesse cotão... e já abri uns poucos... ;) ...em alguns casos o cotão é tanto que até parece um "filtro"  ::)

mas pode ser a bateria que está viciada de facto... ou melhor...se for de lithium não vicia... descalibra-se...

nesse caso pode tentar duas coisas... para começar usar um soft para calibrar novamente a bateria... se resolver... porreiro...

se não resolver... descarregar a bateria TODA... normalmente uso um ou vários leds ligados directamente aos pólos + e -... e deixo ficar até eles se apagarem... e depois tento nova calibração...

se ainda assim não funfar... é comprar uma bateria nova... se o computador compensar o gasto...  ;)

Citação de: Incertus em Maio 10, 2016, 11:36:47
nunca abri um portátil que não tivesse cotão... e já abri uns poucos... ;) ...em alguns casos o cotão é tanto que até parece um "filtro"  ::)

mas pode ser a bateria que está viciada de facto... ou melhor...se for de lithium não vicia... descalibra-se...

nesse caso pode tentar duas coisas... para começar usar um soft para calibrar novamente a bateria... se resolver... porreiro...

se não resolver... descarregar a bateria TODA... normalmente uso um ou vários leds ligados directamente aos pólos + e -... e deixo ficar até eles se apagarem... e depois tento nova calibração...

se ainda assim não funfar... é comprar uma bateria nova... se o computador compensar o gasto...  ;)
O que já abri quase não tinha mais para o fim. Se me lembro no início tinha um pouco.

A bateria tem carga sempre. Ainda não está viciada. Há alguns meses durava quase 3 horas. De repente o portátil começou a desligar-se.

Vou assumir que é sobreaquecimento por falta de refrigeração quando só tem a bateria. Por isso, o primeiro passo deverá ser abrir e limpar. Senão...vou pensar no caso. A bateria está para durar. Está a 99% e já a vi chegar aos 50%. Eventualmente desliga-se antes de baixar mais.
Porque apesar de tantas crenças, opiniões e perspectivas, a verdade é só uma...
Pode ser extensa e complexa, mas é só uma...

Incertus
antes as baterias eram de nikel (principalmente) e viciavam-se... agora são geralmente de lithium e não viciam... o que acontece é que o sistema "regista" a capacidade máxima e a capacidade mínima da bateria... mas com o tempo vai "estreitando" essa diferença... então precisam de ser recalibradas... acontece exactamente o mesmo com os telemóveis...

na verdade este tipo de baterias deve ser mantida sempre (que possível) na capacidade máxima... ou seja... deve ligar o pc à corrente sempre que possível independentemente da percentagem de carga que ainda tem... ao contrário das antigas em que era aconselhável descarregar o máximo possível antes de recarregar... ;)

e tipo... uma vez por mês ou isso... deixar descarregar completamente... e carregar novamente até ao máximo da capacidade mas sem arrancar com o sistema operativo... desta forma o sistema operativo vai manter a calibração relativamente certa e aumentar a esperança de vida da bateria...

onetruth, concordo com o Incertus.

Se trabalhas com a bateria e o carregador ligado, a possibilidade de stressar a bateria é grande.
Depois lidas com outro problema, o calor.
O calor danifica gradualmente a bateria, daí a autonomia da bateria ser cada vez mais curta, porque algumas células já não funcionam adequadamente.

Se tiveres curiosidade, visita este site para teres uma ideia como poderás lidar com o teu problema.

http://batterycare.net/

Incertus
não será o caso... mas já que estamos a falar nisto, também não se perde nada em avisar sobre uma situação que acontece muitas vezes... geralmente com senhoras... (pronto... já estou lixado outra vez... mas eu não tenho culpa que geralmente aconteça com as senhoras... ::) )

os portáteis NUNCA devem ser usados sobre uma manta, cobertor, lençol, almofada ou coisas do género... porque normalmente a saída de ar é na parte inferior do portátil... e se estiver tapada vai sobreaquecer o pc o que resulta em ele se desligar repentinamente...

depois anda um gajo com trabalho desnecessário... não encontra o problema (porque não tem problemas)... devolve o pc muitas vezes sem cobrar nada e no dia seguinte volta a acontecer a mesma coisa... e um gajo ainda passa por aldrabão...  ::)

Citação de: Incertus em Maio 10, 2016, 11:36:47
nunca abri um portátil que não tivesse cotão... e já abri uns poucos... ;) ...em alguns casos o cotão é tanto que até parece um "filtro"  ::)

mas pode ser a bateria que está viciada de facto... ou melhor...se for de lithium não vicia... descalibra-se...

nesse caso pode tentar duas coisas... para começar usar um soft para calibrar novamente a bateria... se resolver... porreiro...

se não resolver... descarregar a bateria TODA... normalmente uso um ou vários leds ligados directamente aos pólos + e -... e deixo ficar até eles se apagarem... e depois tento nova calibração...

se ainda assim não funfar... é comprar uma bateria nova... se o computador compensar o gasto...  ;)


Se visses um que abri á dias, e não não era só cotão, acho que havia la uma padaria inteira ahahahahahha....
"A vida pode até te derrubar, mas é você quem escolhe a hora de se levantar."

Obrigado pelas opiniões.
Da forma como está não consigo descarregá-la totalmente (desliga-se antes de atingir o 0%).

Descartei a possibilidade de abrir o portátil para limpar o cotão. Neste modelo, para chegar à ventoinha é preciso tirar todos os parafusos, leitor de CDs, teclado, plástico em redor ao teclado e chegar à motherboard. Não me meto nisto.
Vou explorar o site indicado pelo RicardodeMatos.

O meu teclado está cheio de pó (debaixo das teclas). Parece magia porque o pó surge do nada e vai caindo  :D
Porque apesar de tantas crenças, opiniões e perspectivas, a verdade é só uma...
Pode ser extensa e complexa, mas é só uma...

onetruth, caso algum dia queiras aventurar-te a abrir um computador portátil, aconselho a filmares todos os teus processos de desmontagem.
Caso te enganes ou te esqueças de algo, fica registado na gravação e podes sempre rectificar a situação.

Já abri um parcialmente, mas não me aventuro a mexer demasiado. Com desktops já estou mais à vontade.
Filmar é uma boa ideia.
Não posso arriscar mexer no portátil porque posso ficar sem computador  :D
Porque apesar de tantas crenças, opiniões e perspectivas, a verdade é só uma...
Pode ser extensa e complexa, mas é só uma...

Incertus
CitaçãoDa forma como está não consigo descarregá-la totalmente (desliga-se antes de atingir o 0%).

uma qualquer lâmpada, motor eléctrico ou outra coisa qualquer que funcione sensivelmente com a voltagem que a bateria debita, ligados directamente aos pólos positivo e negativo que geralmente estão identificados na bateria resolve a situação... ;)

em caso de dúvida é sempre melhor algo que precise de mais voltagem do que a bateria debita..

por exemplo se a bateria debita 18v ...qualquer coisa que gaste 20v serve...

os motores eléctricos têm muito mais "elasticidade"... por exemplo um motor que precise de 12v funciona com 18 ou 20... só que muito mais rápido e aquece mais... ;) (step motors não servem... estes geralmente encontram-se em impressoras)

CitaçãoNão posso arriscar mexer no portátil porque posso ficar sem computador

em caso de sujidade a maior parte do problema está junto à entrada de ar ... porque os coolers puxam o ar (e sujidade) para o interior... encostar a boca do aspirador na entrada de ar (com o pc desligado) vai fazer o ar circular de dentro para fora e puxar parte do lixo... não resolve, mas alivia... ;)

Citação de: Incertus em Maio 11, 2016, 02:43:47
não será o caso... mas já que estamos a falar nisto, também não se perde nada em avisar sobre uma situação que acontece muitas vezes... geralmente com senhoras... (pronto... já estou lixado outra vez... mas eu não tenho culpa que geralmente aconteça com as senhoras... ::) )

os portáteis NUNCA devem ser usados sobre uma manta, cobertor, lençol, almofada ou coisas do género... porque normalmente a saída de ar é na parte inferior do portátil... e se estiver tapada vai sobreaquecer o pc o que resulta em ele se desligar repentinamente...

depois anda um gajo com trabalho desnecessário... não encontra o problema (porque não tem problemas)... devolve o pc muitas vezes sem cobrar nada e no dia seguinte volta a acontecer a mesma coisa... e um gJá oso ainda passa por aldrabão...  ::)

Ja os homens não devem trabalhar com o portátil no colo :-) se usam muito arrisca -se a ver diminuída a possibilidade de virem a ser pais um dia, é sobreaquecimento lol

Ps: desculpem o off-topic , já me calei :-)
A verdade anda aí fora