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Os Taxistas e a Uber - Igualdade de critérios

Iniciado por onetruth, Abril 29, 2016, 01:21:16

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onetruth

Hoje os taxistas organizaram-se para protestar relativamente à actividade da Uber. Os protestos estão a ocorrer em Lisboa, Porto e Faro.

Falei hoje com um taxista e confirmei aquilo que já pensava sobre o assunto.

A actividade económica dos taxistas e dos motoristas da Uber é a mesma: o transporte de passageiros.

Acontece que os taxistas e a estrutura organizacional relacionada têm de cumprir com determinados requisitos para que possam exercer a sua actividade. Não lhes chega comprar um carro e transportar quem os requisitar. E tudo isso tem custos. Sem esses custos, constrangimentos e regras não podem legalmente exercer.

A Uber, por outro lado, criou uma estrutura de negócio que permite que pessoas comuns (competentes ou não, não é a questão em que me quero focar) possam receber pedidos de transporte de privados e transportá-los. Vou-lhe chamar "boleias pagas". Pelos vistos não estão sujeitos às mesmas regras que os taxistas...mas podem fazer a mesma função que eles fazem.

A Uber diz que os seus motoristas são verificados (os seus antecedentes) e eventualmente poderão ter algum tipo de exigências adicional. No entanto, essas exigências são exigências internas à empresa e que podem não corresponder a tudo aquilo que seria legalmente exigido a outros. Estas exigências internas não são muito diferentes daquilo que qualquer empresa faz no processo de recrutamento dos seus colaboradores.

Se eu, pessoa individual, quiser fazer transporte privado no meu carro e não tiver antecedentes criminais ou outros impedimentos, posso ser taxista assim do dia para a noite sem me registar em lugar nenhum? A resposta é não. E os taxistas também não. Mas a Uber, como empresa que combina tecnologia com serviços de transporte está a fazê-lo... É por isto que os taxistas protestam: por concorrência à margem das regras que eles têm de cumprir e a Uber não. Concorrência desleal é a perspectiva deles em relação à Uber.

Imaginemos o seguinte negócio.
Uma empresa cria uma aplicação móvel que permite ao consumidor comum encontrar quem venda bolos. E os vendedores de bolos são senhoras de 50 anos que fazem os bolos nas suas casas sem qualquer verificação das condições, tal como a ASAE exige aos estabelecimentos como pastelarias, padarias e afins. Então os clientes encontram um bolo de que gostam, encomendam-no através da aplicação, as fazedores de bolos recebem o pedido, cozinham-no e entregam-no na morada do cliente. E as pastelarias e padarias protestam!
Alguém sabe o custo necessário só para montar e manter o estabelecimento destes de forma legal, mesmo sem quaisquer vendas? E as tais senhoras nas suas casas só têm de comprar os ingredientes, usar os seus utensílios domésticos e entregar os bolos. Mesmo que paguem alguns dos impostos devidos, não cumprem as regras exigidas aos estabelecimentos que produzem os mesmos bolos.

Criticam-se os taxistas que cobram demais, que fazem percursos maiores, que enganam os clientes, que não são bem-educados. Pois em primeiro lugar, maus profissionais existem em todas as profissões. Em segundo lugar, uso táxis há bem mais de 10 anos e sempre tive um bom serviço com inúmeros taxistas diferentes. Usar este tipo de crítica, apontando defeitos dos taxistas, para justificar a entrada da Uber no mercado é usar um mau argumento. Veja-se o exemplo da venda de bolos e perceba-se que é um negócio à margem daquilo que é considerado legal. Tal como a actividade dos motoristas da Uber.

Também se diz que os taxistas não querem concorrência. Ninguém gosta de concorrência, obviamente. Mas para quem não sabe, existem várias empresas de táxis a concorrer entre si. No vidro da traseira do táxi existe o número de contacto, mas também o nome da empresa ou cooperativa que agrega um conjunto de taxistas. E esse nome não é o mesmo em todos os táxis.

Talvez se os motoristas da Uber começarem a seguir as mesmas regras aplicadas aos taxistas, esses motoristas (que são pessoas comuns como nós) percebam que podem não ter sempre condições de ter um carro para uso pessoal ao mesmo tempo que o uso para fins comerciais. E talvez os custos financeiros não compensem os ganhos com as "boleias" esporádicas. Compensam, agora, na minha opinião, pela ausência ou reduzida quantidade de custos para além dos combustíveis.

Editado: Depois de escrever o restante texto, li este artigo de opinião. Ainda que no limite os motoristas não funcionem de forma ilegal, a realidade é que o negócio bem espremido entre Uber e Táxis é o mesmo; e não é justa a diferença de critérios, ainda que a lei o permita por omissão. Não me vou alongar por uma questão de extensão do texto.

Penso que a Uber pode trazer inovação - como já traz - mas para a mesma actividade dos taxistas tem de respeitar o mesmo que eles têm de respeitar. A tendência será um dia a Uber fazer transportes de passageiros em automóveis sem condutor humano. E pode ser para breve porque há carros que conduzem sozinhos e com bons resultados nos testes. Por isso, uma área que ainda consegue empregar homens entre os 50 e os 70 anos, promete colocar em risco o emprego a muita gente. E quando sobrar muito mais gente do que empregos...
Porque apesar de tantas crenças, opiniões e perspectivas, a verdade é só uma...
Pode ser extensa e complexa, mas é só uma...

onetruth

Uma pergunta: com tantas empresas a promoverem os seus produtos e serviços através de aplicações móveis, o que impede as empresas de táxis de criarem uma aplicação que faz quase a mesma coisa que a Uber? Podem fazê-lo.
Telefonar ou usar uma aplicação para pedir um táxi é a mesma coisa: é só um meio de comunicação. Cada um tem prós e contras, não digo o contrário. Podia-se requisitar um táxi por SMS, MMS ou através de um site qualquer.

Se os clientes da Uber gostam muito do conforto da app, por que não usarem a app dos taxistas?

A Uber foi avaliada em 18 mil milhões de dólares. Se fossem ao Shark Tank e dissessem: nós vamos fazer uma aplicação que permite pedir o equivalente a táxis e dentro dela são feitas algumas optimizações, não diriam alguns "tubarões": o que impede outra empresa ou as actuais empresas de fazer o mesmo? Têm alguma coisa patenteável? Não? Então não estou interessado. No entanto, a vida real não funciona como os negócios deste programa.
Porque apesar de tantas crenças, opiniões e perspectivas, a verdade é só uma...
Pode ser extensa e complexa, mas é só uma...

_Indigo_

Na Uber apenas precisam da carta de condução (Apenas declaram o que querem)
Para ser taxista é preciso carta de condução, licença de taxista e declarar os valores recebidos.

Pessoalmente prefiro andar a pé ou na "bina/bike/bicla", pois de carro é sempre uma confusão nas grandes cidades.

DoceLuar

Resposta de um colega meu e que me deu autorização em fazer copy/paste do seu comentário no fb:

" Esta história tem outros contornos, que nem nós conhecemos.Esta história das licenças faz-me sempre lembrar aquela dos Transportadores de mercadorias, que também tinham licença e alvará, e de um momento para o outro desapareceram, e os transportes não se deixaram de fazer em Portugal com mais concorrência e espaço para todos. Isto é uma guerra de elites e de patrões alguns com cerca de 50 ou 60 liçenças de taxis em Lisboa que não querem perder o seu monopólio e arrastam os motoristas de taxi aqueles que eles exploram para esta luta que não é a deles ( motoristas ). Porra que já me alonguei demais com a retórica. "

Carlos Caria

Amunet

Eu acho legítimo a revolta dos taxistas.

Se a Uber faz o mesmo serviço que os taxistas , tem que estar ao nível dos taxistas a nível legal.

Como foi dado o exemplo dos bolos e bem.

Tenho um tio que é serralheiro e trabalha por conta própria, tem de pagar a sua segurança social, pagar o iva e essas coisas e tenho outro tio que faz o mesmo serviço mas ilegalmente. Quem é que leva mais barato ? Este último, claro. E é justo ? Não, não é.

Astaroth

Concordo com a Uber. Ha que inovar. Lembram se ha uns anos quando a pirataria aniquilou os clubes de video? Pois agora os taxistas que se adaptem. Evoluam. Prestem um servico melhor com precos menores ao inves de armarem se em meninos choramingas.

E quanto aos criterios para ser taxista: é carissimo e vergonhoso e tambem dificil e moroso para alem de nao ser rentavel pois os ha em demasia.

Resumo sobre os taxis: TACHO.

So uns a comer por que? Comam todos. E o Estado é ladrao.

onetruth

Citação de: DoceLuar em Abril 29, 2016, 08:42:30
Resposta de um colega meu e que me deu autorização em fazer copy/paste do seu comentário no fb:

" Esta história tem outros contornos, que nem nós conhecemos.Esta história das licenças faz-me sempre lembrar aquela dos Transportadores de mercadorias, que também tinham licença e alvará, e de um momento para o outro desapareceram, e os transportes não se deixaram de fazer em Portugal com mais concorrência e espaço para todos. Isto é uma guerra de elites e de patrões alguns com cerca de 50 ou 60 liçenças de taxis em Lisboa que não querem perder o seu monopólio e arrastam os motoristas de taxi aqueles que eles exploram para esta luta que não é a deles ( motoristas ). Porra que já me alonguei demais com a retórica. "

Carlos Caria
Acredito que possam existir este tipo de batalhas e interesses no meio disto tudo. Mas o que é certo é que não há igualdade de critérios à entrada neste negócio. Por isso, os taxistas queixam-se. Se a Uber obrigar os seus motoristas a seguirem as normas seguidas pelos taxistas, acredito que os taxistas continuarão a protestar (devido a um novo concorrente), mas com menos razões de queixa. E agora têm-nas.

Citação de: Amunet em Abril 29, 2016, 09:25:07
Eu acho legítimo a revolta dos taxistas.

Se a Uber faz o mesmo serviço que os taxistas , tem que estar ao nível dos taxistas a nível legal.

Como foi dado o exemplo dos bolos e bem.

Tenho um tio que é serralheiro e trabalha por conta própria, tem de pagar a sua segurança social, pagar o iva e essas coisas e tenho outro tio que faz o mesmo serviço mas ilegalmente. Quem é que leva mais barato ? Este último, claro. E é justo ? Não, não é.
É essa a questão. Fornecer o mesmo serviço em condições mais vantajosas do que os outros.

Citação de: Astaroth em Abril 29, 2016, 09:39:08
Concordo com a Uber. Ha que inovar. Lembram se ha uns anos quando a pirataria aniquilou os clubes de video? Pois agora os taxistas que se adaptem. Evoluam. Prestem um servico melhor com precos menores ao inves de armarem se em meninos choramingas.

E quanto aos criterios para ser taxista: é carissimo e vergonhoso e tambem dificil e moroso para alem de nao ser rentavel pois os ha em demasia.

Resumo sobre os taxis: TACHO.

So uns a comer por que? Comam todos. E o Estado é ladrao.
Se a Uber quer inovar pode fazê-lo. Mas tem de inovar em pé de igualdade com as regras. Senão não vale a pena legislarem. É normal que a inovação roube mercado aos restantes, mas existe uma diferença entre inovar e inovar ao mesmo tempo que se exerce a mesma actividade. Algumas regras podem ser um pouco burocráticas e eventualmente desnecessárias, mas outras existem para certificar um pouco mais quem presta um serviço ou vende um produto.

Vou dar um exemplo de inovação em que é importante respeitar as normas, mas em que poderia configurar concorrência desleal. Uma empresa de informática inova bastante e descobre fórmulas "milagrosas" e simples de fabrico para fármacos já existentes. Então cria uma aplicação onde os clientes podem encomendar os fármacos, sendo que quem fabrica são pessoas comuns porque agora é muito fácil produzi-los. Assim, o cliente faz a encomenda e o fabricante mais próximo do cliente recebe a encomenda, fabrica o fármaco na sua casa ou instalações próprias e envia para a morada do cliente. É certo que há aqui uma enorme inovação e os preços são mais baixos do que nas farmácias. Mas nenhum dos fabricantes teve de construir um laboratório, nem de fazer testes clínicos aos fármacos, nem teve de estudar farmacêutica nem nada relacionado. E os clientes até estão satisfeitos com os produtos recebidos e com a experiência de utilização da aplicação. Mas qual é o grau de qualidade dos fármacos, alguém sabe? Há confiança suficiente neles? Não é necessário cumprir protocolos de produção? Funciona tudo à base da confiança em pessoas não ligadas à farmacêutica?

O exemplo da pirataria em relação aos clubes de vídeo não é equivalente. A sorte é de quem tem um trabalho não copiável. Os outros que produzem conteúdos susceptíveis de copianço é que são uns malandros que têm de se adaptar? Embora a indústria digital tenha feito esforços para evitar as cópias, há sempre alguém que encontra uma forma de copiar até a indústria contornar essa solução (e nesse intervalo de tempo a indústria não factura esses produtos digitais ou conteúdos, logo esteve a produzir para oferecer uma percentagem do seu trabalho).

Quem se queixa dos preços dos táxis para uso esporádico em combinação com os transportes públicas na maioria do tempo faça o seguinte exercício: carro de 15.000€ (e que durará 5 anos), custos com seguro e impostos de circulação e afins (durante 5 anos), combustível para algumas viagens (o que substituiria as viagens de táxi), pneus e ida à oficina ao longo de 5 anos. O que fica mais caro: andar de táxi de vez em quando aos preços actuais e de transportes ou sustentar um carro?
Fazendo uma conta simples, um carro de 15.000€ em 5 anos custa 8.21€/dia. E sem contar com combustíveis, impostos, seguro e oficina.

Os taxistas até podem querer evitar esta nova concorrência e evitar perder mercado, mas é óbvio que aquilo que a Uber promove através da sua aplicação consiste em concorrência desleal. O exemplo da venda de bolos mostra como a tecnologia pode criar a ilusão de que se está a inovar e com isso surge a desculpa de que os "velhos no negócio" têm de inovar. O problema é que a criação e exercício de um negócio legal exige coisas que os "novos" preferem não cumprir, principalmente porque vêm de outro país e já conseguiram penetrar em vários mercados mais permeáveis ou menos regulados que o nosso.

Há negócios por aí que estão em concorrência desleal. Posso dar exemplos concretos e reais: pessoas que fazem bijuteria e vendem online com o lucro igual à margem de cada produto (enquanto outros pagam todo o tipo de impostos para fazer a mesma coisa legalmente), pessoas que fazem bolos e salgadinhos em casa, onde o lucro é maior (e não têm a ASAE a fiscalizar nem caríssimas normas de higiene para cumprir), padarias clandestinas sem quaisquer custos num estabelecimento, nem WCs adequados, extintor, produtos e medidas anti-ratos, tratamento de cinzas, utensílios de acordo com as normas, nem contabilista, nem muitos outros custos.
Outro exemplo: há uns anos certas lojas dos chineses não pagavam IVA. Assim, os preços podiam ser ainda mais baixos. Mas as lojas dos locais tinham IVA nos seus produtos.

Lá por alguns dos taxistas terem defeitos (e toda a gente tem) e lá por o Estado ser ladrão, não significa que seja aceitável permitir a Uber da forma como está no presente. Isso é a mesma lógica de que ele bateu-me, logo eu posso bater-lhe também. Fazer porque o outro faz está errado e só leva ao caos.

Já mencionei que as organizações dos taxistas podem ter uma aplicação também e rever o seu funcionamento.
Porque apesar de tantas crenças, opiniões e perspectivas, a verdade é só uma...
Pode ser extensa e complexa, mas é só uma...

Amunet

Eu concordo que se tenha que inovar, temos que tentar estar sempre à frente dos nossos concorrentes.

Em frente à minha loja, abriu antes da páscoa, uma sapataria enorme, só com calçado de marca, e esses já tinham outra loja aqui mas mais pequena, tendo nome, é muito mais fácil ter sucesso no mercado, mas o que as pessoas diziam era "esta sapataria é para rebentar com as as outras", mas as outras é que têm que mexer os cordelinhos para fazer face à concorrência. Sempre houve concorrência e sempre vai haver, cabe ao dono do negócio lutar por ele.

Mas neste caso dos taxistas e da Uber, é completamente diferente, porque não estão em pé de igualdade.

onetruth

Citação de: Amunet em Abril 30, 2016, 04:46:53
Eu concordo que se tenha que inovar, temos que tentar estar sempre à frente dos nossos concorrentes.

Em frente à minha loja, abriu antes da páscoa, uma sapataria enorme, só com calçado de marca, e esses já tinham outra loja aqui mas mais pequena, tendo nome, é muito mais fácil ter sucesso no mercado, mas o que as pessoas diziam era "esta sapataria é para rebentar com as as outras", mas as outras é que têm que mexer os cordelinhos para fazer face à concorrência. Sempre houve concorrência e sempre vai haver, cabe ao dono do negócio lutar por ele.

Mas neste caso dos taxistas e da Uber, é completamente diferente, porque não estão em pé de igualdade.
Concordo. Essa sapataria e outras no mercado estão a fazer a concorrência clássica. É normal, aceitável e têm de se mexer. Mas taxistas vs Uber não é concorrência ao mesmo nível.
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Incertus

pergunta:

Se alguém vai a viajar num carro da UBER... o condutor bate de frente contra uma parede... o passageiro bate com os cornos no vidro da frente... mas sobrevive...

o seguro cobre TODAS as despesas?

Eu sei que os seguros dos taxistas não são pêra doce...  precisamente porque eles são PROFISSIONAIS... tal como os carros mostram... afinal é raro um taxi que não seja um mercedolas...

e convínhamos... se for para bater com os cornos... eu prefiro bater com os cornos num Mercedes do que num  peugeot 106... detesto carros franceses...  >:(

onetruth

Se olharmos para outras actividades vemos que os responsáveis pela empresa/empregados/etc são responsáveis pelo que possa acontecer aos clientes, no decorrer do usufruto do serviço.
Eu diria que aqui deveria existir um seguro que protegesse os clientes. Será que a Lei confirma?
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Incertus

bem... pensando melhor... a pergunta que se impõe é:

quanto é que eles cobram ao quilómetro?

eu sei que os taxistas são OBRIGADOS a ter um taxímetro, mas não creio que os gajos da Uber tenham... por isso é que eu queria saber quanto é que eles cobram que era para levar mais barato um cochinho...  ::)

assim como assim as autoridades não vão fazer nada a respeito e eu matava dois coelhos com uma cajadada só... ia passear nos meus tempos livres e ainda arranjava alguém para pagar o gasóleo... com um jeito ainda sobrava para o lanche se o leva-se pelo caminho mais distante...  ::)

não sei o que é mais ridículo... se andar-mos a discutir este assunto... se haver pessoas que defendem estas situações... somos mesmo a republica das bananas... o país das excepções...

não se matam toiros... excepto em barrancos...

o transporte de passageiros tem que estar devidamente licenciado... excepto os gajos da Uber...

e o mais irónico é que aposto que a maioria das pessoas que defendem a UBER são os mesmos que aqui à umas semanas falaram cobras e lagartos daqueles gajos que andavam a fazer transporte de pessoal sem licença e espetaram com a carrinha contra um camião em Espanha...

enfim... é o mundo que temos...  ::)

onetruth

Citação de: Incertus em Maio 04, 2016, 01:05:59
bem... pensando melhor... a pergunta que se impõe é:

quanto é que eles cobram ao quilómetro?

eu sei que os taxistas são OBRIGADOS a ter um taxímetro, mas não creio que os gajos da Uber tenham... por isso é que eu queria saber quanto é que eles cobram que era para levar mais barato um cochinho...  ::)

assim como assim as autoridades não vão fazer nada a respeito e eu matava dois coelhos com uma cajadada só... ia passear nos meus tempos livres e ainda arranjava alguém para pagar o gasóleo... com um jeito ainda sobrava para o lanche se o leva-se pelo caminho mais distante...  ::)

não sei o que é mais ridículo... se andar-mos a discutir este assunto... se haver pessoas que defendem estas situações... somos mesmo a republica das bananas... o país das excepções...

não se matam toiros... excepto em barrancos...

o transporte de passageiros tem que estar devidamente licenciado... excepto os gajos da Uber...

e o mais irónico é que aposto que a maioria das pessoas que defendem a UBER são os mesmos que aqui à umas semanas falaram cobras e lagartos daqueles gajos que andavam a fazer transporte de pessoal sem licença e espetaram com a carrinha contra um camião em Espanha...

enfim... é o mundo que temos...  ::)
Parece que os preços variam de acordo com 6 variáveis (só encontrei o site em inglês em artigo de opinião) e o da Uber.
Quem está habituado a táxis vai estranhar porque só vai saber quando tiver a aplicação instalada e fizer uma simulação de preço.

Na minha perspectiva, o serviço da Uber (tecnologia + motoristas parceiros) é como a roupa para bebés. Não é para todos os perfis de cliente. Só um segmento de consumidores tem filhos ou netos e compra roupa de bebé. E só um segmento de consumidores dá valor a não ter de andar com dinheiro e pagar através do telemóvel. No presente, isto é mais para clientes sofisticados que dão muito valor ao seu tempo e que gostam de ser modernos. O português comum quer pagar o mínimo possível e nem todos têm smartphone, apesar de parecer.

Esqueçam-se do telemóvel, fiquem sem bateria ou não tenham saldo no cartão e não há Uber para ninguém. Mas clientes destes andam sempre com o telemóvel e têm sempre dinheiro no cartão.
A tecnologia é muito bonita - e é para usar - mas precisamos de manter a forma menos tecnológica porque a internet móvel pode falhar, a aplicação pode estar em baixo ou outro imprevisto bloqueante.

E as organizações de táxi podem transformar-se numa segunda Uber sem problema nenhum. Já têm os táxis, os taxistas, as questões legais tratadas e um sistema de pedido de táxi. Agora podem criar uma aplicação e integrá-la no sistema de chamada de táxi.
O que diferencia realmente a Uber para além da aplicação? E isso é uma mais-valia suficiente?

Se quiserem eu ofereço-me para definir os requisitos e um protótipo  :D
Porque apesar de tantas crenças, opiniões e perspectivas, a verdade é só uma...
Pode ser extensa e complexa, mas é só uma...

Incertus

CitaçãoSe quiserem eu ofereço-me para definir os requisitos e um protótipo  :D

eu também me ofereço se puder ser o tesoureiro...  ;)

onetruth

Citação de: Incertus em Maio 04, 2016, 09:01:00
CitaçãoSe quiserem eu ofereço-me para definir os requisitos e um protótipo  :D

eu também me ofereço se puder ser o tesoureiro...  ;)
:)
Ontem vi logo uma aplicação para isto, mas não escrevi sobre ela no post anterior. E devem existir outras.
Porque apesar de tantas crenças, opiniões e perspectivas, a verdade é só uma...
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